- Detalhes
- Categoria: Grandes projetos
Organizações sociais e entidades integram a comitiva que irá visitar comunidades afetadas pelos empreendimentos de renováveis
Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) realizará uma missão nos estados de Pernambuco e Paraíba para investigar denúncias de violações de direitos humanos em comunidades impactadas por empreendimentos de energias renováveis. A missão inclui visitas a comunidades afetadas pela instalação de parques eólicos e solares, bem como uma audiência pública com autoridades, parlamentares e famílias atingidas.
- Detalhes
- Categoria: Grandes projetos
No dia 20 de agosto de 2024, agentes pastorais da CPT Nordeste 2 e lideranças comunitárias dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte se reuniram no Santuário das Comunidades, em Caruaru, para o Seminário Regional de Formação da CPT NE2. O seminário teve como tema: "Transição” energética e os impactos no campo, e como lema: "Enquanto durar a terra, jamais faltarão semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite". Gênesis C, 8 v22.
- Detalhes
- Categoria: Grandes projetos
Artigo
No dia 15 de junho de 2024, a Presidenta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA), Elbia Gannoum, concedeu entrevista ao jornal norte-rio-grandense Tribuna do Norte. A entrevista, com um evidente tom de propaganda e de cobrança ao poder público no estado nordestino, nos revela não apenas o interesse na exploração do solo e do oceano, por parte dos empreendimentos geradores de energia renovável, mas também mostra o quanto tais empresas e entidades estão empenhadas no aprimoramento do “ambiente de negócios para os investidores, de forma que seja atrativo, que dê segurança para os investimentos e dê segurança para o capital”, conforme a presidenta ressalta.
- Detalhes
- Categoria: Grandes projetos
Famílias da comunidade Vila Nova 1, localizada no município de Tibau, Rio Grande do Norte, estão em protesto desde a última sexta-feira, 7, em resposta aos prejuízos causados pela circulação de veículos pesados pertencentes às diversas empresas de energia eólica instaladas na região. Cerca de 70 famílias da comunidade bloquearam as estradas da comunidade, por onde passam os veículos pesados, para denunciar os danos significativos à infraestrutura viária e os problemas de saúde decorrentes da poeira levantada pelos caminhões.
- Em visita de comitiva federal, comunidades relatam impactos causados por usinas eólicas no RN
- Comunidades ocupam reunião do GT de Licenciamento de Renováveis, no Recife, para reivindicar reparação de direitos
- Artigo - O que é a síndrome da turbina eólica?
- Avanço de usinas de energia solar desmata e exclui moradores no semiárido...