- Detalhes
- Categoria: Paraíba
A criação do assentamento foi conquistada em uma parcela do antigo latifúndio, entre entre os municípios de Sapé e Sobrado; conflito agrário permanece em outra parte da área
A Barra das Antas é um território de memória e rebeldia. Berço das Ligas Camponesas na Paraíba, essa terra, localizadas entre os municípios de Sapé e Sobrado, na Paraíba, carrega o sangue, o suor e a coragem de homens e mulheres que, há mais de 70 anos, decidiram enfrentar o poder do latifúndio para afirmar um direito básico: terra para quem nela trabalha.
- Detalhes
- Categoria: Noticias
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), com pesar, lamenta a passagem da vida de Frei Sérgio Antônio Görgen, ocorrida hoje, dia 03 de fevereiro de 2026, no Assentamento Conquista da Fronteira de Hulha Negra. Frei Sérgio foi uma pessoa
que assumiu o carisma franciscano na defesa dos povos da terra, das águas e das florestas. Sua vida foi voltada na defesa aos direitos humanos e no acesso à terra aos empobrecidos. Com coragem, sabedoria e humildade soube dedicar sua vida junto aos seus confrades, militantes sociais, agentes de pastorais e, principalmente, junto das famílias camponesas e povos tradicionais.
- Detalhes
- Categoria: Noticias
“Não existe justiça climática sem justiça social”. Este é o grito que ecoou pelas ruas de Belém (PA), durante a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em novembro de 2025, em pleno bioma amazônico.
- Detalhes
- Categoria: Noticias

Nesse ano que se encerrou, o Brasil acrescentou à sua história mais uma página marcada por tensões e profundas contradições no campo. De um lado, seguiu-se o projeto de expansão predatória do agronegócio, da grilagem de terras, dos grandes projetos capitalistas de energias renováveis e da exploração dos bens naturais; de outro, manteve-se a resistência de povos e comunidades que seguiram defendendo seus territórios, modos de vida e o direito à terra. Entre conflitos, violações e disputas em torno de projetos antagônicos de país, o campo permaneceu como espaço estratégico, alvo das investidas do capital e, simultaneamente, território de vida, luta e enfrentamento, no qual se constroem caminhos de soberania alimentar e de cuidado com a vida. Confira a análise:
