Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Organizações sociais reivindicam que isenções fiscais para agrotóxicos não sejam renovadas

Cerca de 75 movimentos e organizações sociais enviaram nesta quinta-feira (11) carta para secretarias de fazenda e governos estaduais solicitando que benefícios e isenções para que agrotóxicos previstos nas cláusulas 1ª e 3ª do Convênio nº 100/97 não sejam renovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A próxima reunião do Conselho acontece nesta sexta-feira (12) e precisa de decisão unânime dos membros sobre o assunto.…

Leia mais:

Governo Bolsonaro libera uso de mais 31 agrotóxicos

Já são 169 apenas neste ano; Três dos produtos registrados nesta terça-feira (21) são compostos pelo glifosato, substância considerada cancerígena

Foi formalizado nesta terça-feira (21) o registro de mais 31 agrotóxicos pelo Ministério da Agricultura (Mapa), somando 169 produtos liberados apenas neste ano, de acordo com matéria publicada no portal G1.

Leia mais:

Com Temer e Bolsonaro, passam a ser permitidos 3 novos venenos a cada 2 dias

Com Temer e Bolsonaro, passam a ser permitidos 3 novos venenos a cada 2 dias

O Brasil é o líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada um dos habitantes do país. E o número de veneno no prato dos brasileiros têm aumentado consideravelmente nos últimos três anos. Enquanto em 2015 foram aprovados 139 agrotóxicos no país, em 2018, esse número mais que triplicou, saltando para 450. Já em 2019, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sob o comando de Tereza Cristina, aprovou o uso de 121 produtos elaborados com agrotóxicos nos dois primeiros meses de governo.

Leia mais: