- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte
Em 2024, 5.449 pessoas foram afetadas por conflitos no campo no estado do Rio Grande do Norte, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT) publicado na edição Conflitos no Campo Brasil 2024. O estado registrou 14 ocorrências de conflitos no campo ao longo do ano, sendo 11 deles, equivalente a 78,5%, relacionados à terra. Desse último número, 9 registros foram de ocorrências de conflitos fundiários que atingiram 780 famílias, e 2 registros foram de ocupações ou retomadas de território, que envolveram outras 380 famílias. Embora o número de ocorrências tenha sido menor do que em 2023, os dados seguem alarmantes.
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte
No último sábado, 8, mais de 500 mulheres do campo e da cidade realizaram uma marcha na cidade de Mossoró - RN com o tema “Pela vida das mulheres e em defesa da democracia”. A mobilização teve concentração em frente à Praça Miguel Faustino, no centro da cidade.
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte
Cerca de 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra ocuparam, nesse sábado, 18, uma área de aproximadamente mil hectares próxima à BR-304, no município de Assu, Rio Grande do Norte. A ação teve como objetivo pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a desapropriar o imóvel e outras áreas da região para assentar famílias sem terra que vivem no Oeste do estado. A ocupação vem sendo acompanhada pela CPT.
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte
Ontem, 28, famílias do assentamento Paulo Canapum, situado na Chapada do Apodi, Rio Grande do Norte, receberam a visita de representantes do Governo do Quênia, país do leste da África, que vieram ao Brasil para conhecer as experiências de agricultura camponesa e familiar que contribuem para a alimentação escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
- No Rio Grande do Norte, conflitos no Campo em 2023 atingem o maior número de pessoas em nove anos
- No Rio Grande do Norte, Encontro reforça Identidade e articulação da juventude camponesa
- Agricultoras do Rio Grande do Norte fortalecem sabedoria ancestral com produção de remédios a partir das plantas medicinais
- Solidariedade e cuidado com a Casa Comum: agricultoras do Assentamento Maurício de Oliveira Doam Mudas à Comunidade Artur Sabino, no RN