- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte

Mais de mil mulheres camponesas, trabalhadoras, indígenas e quilombolas tomaram as ruas de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última sexta-feira, 17, à tarde, em um grande ato político que marcou o Dia Internacional de Combate à Pobreza e o encerramento da 6ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM).
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte

Mulheres camponesas participaram de uma marcha para gritar BASTA aos impactos e danos causados por grandes empreendimentos de energias renováveis que vêm afetando incontáveis famílias agricultoras no Rio Grande do Norte. Com o lema “Do mar ao Sertão, as mulheres dizem não!”, a marcha ocorreu no dia 27 de setembro, em Assu, e reuniu mais de cem camponesas de comunidades acompanhadas pela CPT e pelo CF8, como Artur Sabino, Maurício de Oliveira e o Acampamento Irmã Lindalva.
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte

Assalariadas rurais de diferentes municípios do Rio Grande do Norte participaram, no último dia 17, de uma oficina sobre gênero e raça realizada pela CPT. A atividade aconteceu no auditório do Centro Feminista 8 de Março, em Mossoró (RN). As trabalhadoras atuam em empresas de fruticultura irrigada e de carcinicultura nos municípios de Apodi, Baraúna, Assú, Ipanguaçu, Carnaubais, Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas.
- Detalhes
- Categoria: Rio Grande do Norte
Em 2024, 5.449 pessoas foram afetadas por conflitos no campo no estado do Rio Grande do Norte, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT) publicado na edição Conflitos no Campo Brasil 2024. O estado registrou 14 ocorrências de conflitos no campo ao longo do ano, sendo 11 deles, equivalente a 78,5%, relacionados à terra. Desse último número, 9 registros foram de ocorrências de conflitos fundiários que atingiram 780 famílias, e 2 registros foram de ocupações ou retomadas de território, que envolveram outras 380 famílias. Embora o número de ocorrências tenha sido menor do que em 2023, os dados seguem alarmantes.
- Mulheres do campo e da cidade ocupam as ruas de Mossoró em ato por direitos e democracia
- Famílias sem-terra ocupam área em Assu (RN) e reivindicam reforma agrária
- RN - Comunidade Paulo Canapum recebe delegação do Quênia para trocar experiências sobre convivência com o semiárido e alimentação escolar
- No Rio Grande do Norte, conflitos no Campo em 2023 atingem o maior número de pessoas em nove anos
