Na Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 estamos comprometidos e comprometidas com uma conduta íntegra e ética, fundamentada no cuidado, zelo e respeito à organização, aos seus membros e aos povos da terra, das águas e das florestas. Somos guiados e guiadas pelo amor ao próximo, pelo respeito intransigente à dignidade humana e pelo combate a toda forma de discriminação e opressão.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) possui um Código de Conduta de abrangência nacional, que estabelece as diretrizes e princípios éticos e profissionais que orientam a conduta de todos os membros da instituição. Este Código foi elaborado por meio de um processo colaborativo realizado entre 2019 e 2021, e posteriormente aprovado em Assembleia Nacional. O documento reflete nosso compromisso inabalável com os valores de solidariedade, cooperação, fraternidade, respeito, integridade, transparência e responsabilidade, além de reafirmar nossa luta pela igualdade de gênero, contra o racismo e contra a discriminação por orientação sexual.
Além disso, a CPT NE 2 possui uma Política de Proteção à Infância (PPI), construída com base na experiência acumulada e na formação de agentes pastorais e comunidades apoiadas pela CPT Regional Nordeste 2. Essa política tem como objetivo garantir um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes nas comunidades com as quais trabalhamos.
Para tratar eventuais casos de descumprimento das diretrizes estabelecidas nestes documentos, a CPT acolhe relatos e denúncias por meio do seguinte endereço eletrônico:
Reafirmamos nosso compromisso inabalável de combater e não tolerar abusos, assédios ou qualquer forma de exploração que atente contra os membros de nossa equipe ou as comunidades camponesas com as quais atuamos.