Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Pernambuco

Cobra preta: versos em resistência

Cobra preta: versos em resistência

Edvaldo Bezerra de Andrade, o Cobra Preta, nascido em 1938 na comunidade Varzinha dos Quilombolas, Sertão de Pernambuco, é um homem-narrativa que por meio de seu testemunho mantém viva a memória de uma ancestralidade. Sua fala provoca o resgate da identidade de um povo que, pela história oficial contada, chegou ao Brasil durante o processo de colonização. Em uma conversa com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), ainda em 2014, disse: “minha mãe sempre falou que a avó vivia no cativeiro e ela sempre dizia que quando o negro não fazia o que o patrão gostava, o negro apanhava muito no cativeiro”.…

Leia mais:

Despejo contra camponês em Batateiras é suspenso

O desembargador do TJPE Stênio José de Sousa Neiva Coêlho suspendeu sua decisão anterior que determinava o despejo do agricultor Severino Amaro, da comunidade de Batateiras, em Maraial, Mata Sul de Pernambuco. A decisão foi proferida na noite de ontem (3).…

Leia mais:

Iminência de despejo em Batateiras (PE)

Iminência de despejo em Batateiras (PE)

#URGENTE  - O camponês Severino Amaro, da comunidade de Batateiras, Maraial, Mata Sul de Pernambuco, encontra-se na iminência de ser despejado de sua casa e das terras em que vive desde que nasceu. No fim da tarde dessa segunda-feira (1), o agricultor sofreu uma tentativa de despejo, que não se concretizou em razão da mobilização e da resistência da comunidade. Após o ocorrido, um grupo de moradores presenciou o oficial de justiça saindo do local em um veículo identificado por eles como sendo do empresário Walmer Almeida da Silva, autor do pedido de reintegração de posse. O oficial de justiça prometeu retornar à área no dia seguinte, 02 de março, com reforço policial para executar a ação.…

Leia mais:

Audiência de conciliação dos conflitos agrários na Mata Sul é realizada pelo TJPE

Audiência de conciliação dos conflitos agrários na Mata Sul é realizada pelo TJPE

Na manhã dessa quinta-feira (25), foi realizada a Audiência Pública convocada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para tentativa de conciliação dos conflitos agrários existentes na Mata Sul de Pernambuco, mais precisamente aqueles cujos processos judiciais tramitam na Comarca do município de Maraial. São 35 ações de reintegração e ações de usucapião as quais envolvem comunidades camponesas posseiras que há pelo menos 70 anos vivem em terras que passaram a ser exploradas e tomadas por empresários do setor sucroalcooleiro, pecuário e imobiliário.…

Leia mais: