Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A CPT-Comissão Pastoral da Terra foi fundada em Junho de 1975. Naquele tempo, na nossa Região atuava a Pastoral Rural, que foi herdeira e continuadora dos trabalhos dos Movimentos de Ação Católica e que tinha como apoio as paróquias e dioceses e sobretudo as Comunidades Eclesiais de Base.

Em 1986, a Pastoral Rural, já vinculada à CPT nacional, tinha o compromisso de acompanhar e assessorar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em suas lutas e organizações: conflitos de terra, assalariados rurais, conflitos de barragens e o novo sindicalismo.

Em 1988, a Pastoral Rural se filia definitivamente à CPT nacional, constituindo-se em um novo Regional desta Pastoral, com sede no Recife.

A CPT Nordeste está presente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, atuando nas regiões com suas 10 Equipes que acompanham, apóiam e assessoram um grande número de grupos de base e comunidades camponesas. As atividades das Equipes são apoiadas e coordenadas pelo Secretariado Regional e por uma Coordenação colegiada.

As ações principais e o as atividades formativas são agrupadas em três grandes conteúdos e perspectivas: a conquista da Terra e da Reforma Agrária, o acesso e a defesa das Águas, a promoção dos Direitos da Cidadania plena no campo. A CPT incorporou na sua temática e mística, a ecologia, a sustentabilidade e as novas relações de gênero.

Fortalecido pela realização do 2o Congresso Nacional da CPT (Junho de 2005), o Regional Nordeste continua sua missão de apoiar e se solidarizar com os camponeses e camponesas da Região em suas lutas por vida e dignidade, contribuindo para alimentar a esperança de um mundo melhor

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br