Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No dia 20 de agosto de 2024, agentes pastorais da CPT Nordeste 2 e lideranças comunitárias dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte se reuniram no Santuário das Comunidades, em Caruaru, para o Seminário Regional de Formação da CPT NE2. O seminário teve como tema: "Transição” energética e os impactos no campo, e como lema: "Enquanto durar a terra, jamais faltarão semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite". Gênesis C, 8 v22.

Texto e imagens:

Setor de comunicação da CPT NE2

 

O seminário marcou a culminância de um ano de formação sobre o tema e contou com a participação de especialistas, como José Anchieta de Assis, engenheiro florestal e representante do CERSA, Claudionor Vital, advogado do CENTRAC e estudioso dos impactos das energias renováveis na Paraíba, e José Godoy Bezerra, procurador da República da Paraíba. 

Durante as reflexões, foram abordados os impactos que acompanham a instalação dos grandes projetos de energia eólica nos estados nordestinos. Os testemunhos e reflexões evidenciaram as consequências do modelo centralizado de geração de energia renovável em curso no país, como: danos ambientais, sociais e econômicos; os graves impactos à saúde das populações que vivem no entorno dos aerogeradores; os contratos abusivos emitidos pelas empresas; os privilégios a elas concedidos pelos governos; a apropriação de vastas extensões de terra; os impactos desses empreendimentos na aposentadoria dos agricultores e agricultoras; além da  falácia da expressão "transição energética", que tem sido substituída pela CPT NE2 por “expansão energética”, já que o fenômeno diz respeito à ampliação das fontes de energia sem alterar ou reduzir o uso dos combustíveis fósseis, principais emissores de dióxido de carbono (CO₂).  

Foram discutidas ainda algumas estratégias de prevenção e reparação dos impactos; a importância da luta e organização dos impactados(as) pelas energias renováveis; a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a necessidade de consultas prévias, livres e informadas às comunidades afetadas; além da importância das experiências comunitárias de microgeração distribuída de energia renovável, que apontam  para um modelo de geração de energia verdadeiramente sustentável. 

O Seminário Regional de Formação também foi um momento de celebração e mística, onde os(as) agentes pastorais e representantes de comunidades homenagearam a companheira e agente pastoral Maria das Graças Alves, de Alagoas, falecida no último dia 7 de agosto, e relembraram os 41 anos do martírio da trabalhadora rural e sindicalista Margarida Maria Alves, na Paraíba, em 12 de agosto de 1983.

A realização do seminário foi motivada pelo aumento dos conflitos entre comunidades camponesas e grandes empreendimentos de energia renovável no Nordeste, e teve o objetivo de reforçar a importância da mobilização e do debate em torno dos impactos da expansão energética sobre terras e territórios camponeses.


 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br