65 camponeses e camponesas de áreas apoiadas pela CPT no Oeste do Rio Grande do Norte (RN) participaram hoje, 25, de intercâmbio sobre produção de algodão em consórcio agroecológico. A troca de experiência ocorreu no assentamento Milagres, município de Apodi, e adotou todos os cuidados necessários em razão da pandemia da Covid-19.
O intercâmbio teve como objetivo ser mais um espaço de conhecimento sobre o trabalho de beneficiamento do algodão que já vem sendo realizado por diversas famílias da região por meio da Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi (ACOPASA).
A CPT, em parceria com a Diaconia e com o apoio da IAF, vem trabalhando com as famílias da localidade para constituir um Núcleo da ACOPASA e para que sejam inseridas no processo de certificação participativa para orgânicos. A iniciativa abre portas para que camponeses e camponesas apoiados/as pela CPT na região produzam e comercializem a preço justo o algodão orgânico, além de outras culturas que fazem parte do consórcio, como amendoim, gergelim, feijão, milho, jerimum e melancia.
Imagem: Ana Flávia
Com informações da Equipe CPT Mossoró