Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras Rurais de Apodi/RN, em parceria com a CPT, Centro Feminista 08 de março e a Coopervida, realizou nos dias 10 e 11 de maio, o Seminário “Em Defesa dos Territórios camponeses e do Bem Viver frente à expansão do capital”. Participaram cerca de 300 pessoas, entre trabalhadores/rurais de Apodi e representantes de várias organizações que atuam na região.

Segundo Antônio Nilton, da CPT em Mossoró, o principal objetivo da atividade foi “retomar o processo de luta em defesa das comunidades camponesas da chapada do Apodi frente à expansão do agronegócio na região”. Pois, como bem ressaltou o presidente do Sindicato, Agnaldo Fernandes, “Nesse momento de ataque do capital aos nossos territórios, mais do que nunca se faz necessário a união em defesa do campesinato”.

Os participantes debateram os seguintes temas: conflitos territoriais na Chamada do Apodi dentro do contexto Global de ameaças do capital às comunidades camponesas; a agroecologia; a convivência com o semiárido; a economia popular solidária; o feminismo como estratégia de construção do bem viver; e a resistências frente aos impactos provocados pelo agrohidronegócio. Na avaliação de Antônio Nilton, o seminário foi bastante positivo. “Mesmo diante de uma conjuntura difícil, a atividade reuniu centenas de trabalhadores e trabalhadoras na perspectiva de construir uma grande unidade na defesa das comunidades camponesas, o que nos trouxe bastante ânimo para continuar na luta em defesa dos territórios camponeses”, concluiu.

Imagem: Apodiario.blogspot.com.br

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br