Centenas de pessoas ocuparam as ruas de Orocó, no Sertão de Pernambuco, no último sábado, 5, para participar da Peregrinação Interdiocesana da Campanha da Fraternidade 2025, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral – Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Setor de comunicação da CPT NE2
A peregrinação teve início às margens do Rio São Francisco, com momentos de oração e reflexão sobre a importância da proteção do rio. Em seguida, os/as participantes caminharam pelas ruas da cidade, realizando paradas simbólicas enquanto eram abençoados/as por uma chuva fina que caia sobre a cidade.
A peregrinação foi encerrada com uma celebração eucarística, realizada no ginásio poliesportivo da cidade, com a presença de bispos, padres, autoridades e centenas de fiéis. O momento foi de forte expressão da fé cristã e do compromisso intransigente com a vida e com a luta pela preservação do meio ambiente. Ainda durante a peregrinação, foram feitas homenagens às famílias reassentadas do Sistema Itaparica, que enfrentam, há décadas, o descaso por parte do governo, especialmente por órgãos como a Chesf e a Codevasf.
A mobilização contou com a participação das dioceses de Juazeiro, Floresta, Paulo Afonso, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Petrolina. A Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Cáritas e diversas outras organizações e pastorais sociais participaram da atividade para reforçar, nas ruas, que a Campanha da Fraternidade 2025, inspirada pelo Papa Francisco, é um chamado urgente à ação diante dos impactos do sistema capitalista sobre nossas vidas, nossos territórios e sobre nossa Casa Comum!
Imagens: Divulgação