Nesse último domingo, 6, famílias camponesas da comunidade Padre Tiago, localizada no Engenho Una, em Moreno (PE), reuniram-se em memória do Padre Tiago Thorlby, que fez sua passagem há três anos. As famílias realizaram aquilo que Tiago Trovão, como era carinhosamente chamado, tanto admirava no fazer das comunidades: o mutirão e o plantio de árvores.
Setor de comunicação da CPT NE 2
Durante toda a manhã, em trabalho coletivo, agricultores e agricultoras limparam a sede da associação, cuidaram da casa das forrageiras, construíram uma ponte sobre o rio Duas Una e realizaram o plantio de árvores no Bosque dos Mártires, situado em frente à sede da Associação Comunitária.
Em reflexão coletiva, os camponeses e as camponesas recordaram o Padre Tiago como um verdadeiro semeador. “A palavra que vem em nossa mente é o semeador. Além de semear sementes de árvores e espalhar mudas entre as comunidades, Padre Tiago semeava amor, esperança e justiça. Ele nos ensinou muito”, compartilharam durante o momento.
Padre Tiago mantinha a prática de coletar sementes, produzir mudas e distribuí-las nas comunidades camponesas que acompanhava - um gesto que expressava seu profundo amor e cuidado com a Casa Comum e com os povos do campo. Por isso, mais do que uma homenagem, o mutirão e o plantio de árvores reafirmam o compromisso da comunidade com os valores que Padre Tiago defendia: o cuidado com a terra e a solidariedade como componentes fundamentais para a resistência dos povos do campo e para a construção do Reino de Deus na Terra.