Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Floresta em pé e ao lado dos povos da terra! É com esse pensamento que as famílias da comunidade de Natal, situada em Aliança, Mata Norte de Pernambuco, estão organizadas em mutirão para realizar o plantio de mais de duas mil mudas na área de reserva legal da comunidade. Nessa terça-feira, 8, ocorreu o primeiro mutirão, com o plantio de 500 mudas de espécies nativas plantadas na área. A atividade foi realizada pelo Projeto Sementes da Mata, em parceria com a comunidade e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Setor de comunicação da CPT NE 2



O assentamento está localizado em uma região marcada, há mais de cinco séculos, pela violência do monocultivo da cana-de-açúcar. Mas a presença viva dessas comunidades é prova concreta da resistência que pulsa na Zona da Mata e de que há outro mundo possível e real, de cuidado com a Casa Comum, que vem sendo construído pelas mãos dos camponeses e das camponesas.

Reflorestar, cuidar da terra e cuidar da vida - O projeto sementes da Mata faz parte do Programa Nacional de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para Agenda 2030 (ProforExt), com apoio do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O projeto envolve 10 comunidades nas regiões da Mata Norte, Mata Sul, Região Metropolitana e Agreste de Pernambuco. É realizado em parceria com movimentos e organizações sociais do campo, como a CPT, o MST, o MCP e a FETAPE. Seu objetivo é criar um espaço de formação envolvendo estudantes, pesquisadores e famílias camponesas no processo de conscientização e ampliação de produção e consumo de alimentos produzidos de forma saudável e com respeito à natureza.




Imagens: Alberico da Silva e Benoni Codácio

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br