Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Campanha Contra a Violência no Campo esteve em missão na região da Mata Sul de Pernambuco, onde ocorreram graves violações de direitos humanos e conflitos agrários nas últimas semanas. A visita teve como objetivo promover atividades sobre auto proteção comunitária e fortalecer articulações locais para o engajamento na Campanha e para o enfrentamento à violência no campo.

Setor de comunicação da CPT NE2



No dia 22, foi realizada a oficina de autoproteção comunitária na comunidade de Canoinha, em Tamandaré. Durante a atividade, os agricultores e agricultoras presentes identificaram coletivamente situações de violações de direitos e as ameaças enfrentadas e debateram estratégias de proteção e medidas preventivas que a comunidade pode adotar para se defender diante da crescente violência do latifúndio.

Já no dia 23, representantes da Campanha participaram de uma reunião em Palmares com diversas organizações locais, como Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região, SINTRAF, CPT, Fetape e Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora da CNBB NE2. O encontro teve como objetivo ser mais um espaço de articulação de organizações sociais na definição de ações conjuntas para o enfrentamento da violência e dos conflitos agrários na região. Como resultado, foi encaminhada uma solicitação de audiência com a governadora Raquel Lyra, na tentativa de pressionar o Poder Executivo Estadual por medidas concretas para combater as violações no campo e garantir terra para quem nela vive e trabalha. 

📸 Equipe CPT Mata Sul/PE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br