Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Famílias camponesas acompanhadas pela CPT na Mata Norte de Pernambuco seguem realizando ações de solidariedade na região. Ontem (02), mais de 210 cestas de alimentos da agricultura camponesa foram doadas a famílias do loteamento Liberdade, no município de Tracunhaém.

Macaxeira, inhame, milho, jerimum, mamão, laranja, banana, batata, além de hortaliças foram alguns dos alimentos doados por famílias dos assentamentos da Reforma Agrária Chico Mendes, Ismael Felipe e Novo Canaã, localizados também em Tracunhaém.

Os/as agricultores dessas comunidades já passaram fome e viveram durante anos em acampamentos reivindicando a efetivação da Reforma Agrária. Foram alvo de preconceitos e de ações violentas por parte de usinas de cana-de-açúcar e de agentes do Estado, mas atualmente encontram-se assentadas pela Reforma Agrária e produzem toneladas de alimentos que abastecem feiras locais e regionais. 

A ação faz parte da Campanha “Partilhando o Pão e a Esperança” realizada pela CPT e pelas comunidades acompanhadas pela Pastoral na Mata Norte de Pernambuco e conta com o apoio da Diocese de Nazaré da Mata e da AMU – Ação por Um Mundo Unido. As doações da produção camponesa têm chegado na hora certa para muitas famílias que sofrem com os impactos provocados pela pandemia.

Confira as imagens:

Créditos: Equipe Mata Norte PE

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br