Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Comunidades camponesas acompanhadas pela CPT na Zona da Mata Norte de Pernambuco organizaram mais um dia de solidariedade e de partilha de alimentos nessa terça-feira (29). Quatro toneladas de alimentos  foram partilhadas com famílias das áreas urbana e rural do município de Vertente do Lério. A entrega contou com o apoio e com a parceria da Paróquia Nossa Senhora das Victórias. Todos e todas presentes na ocasião estavam protegidos/as com máscaras, e uma fila foi organizada para evitar aglomeração.

Milho, laranja, mamão, macaxeira, banana, jerimum, inhame, batata, limão e coentro: tudo produzido e doado por famílias agricultoras das comunidades Dom Helder Câmara, Sigiri e Belo Horizonte, localizadas no município de Aliança. Maria do Carmo dos Anjos, da comunidade Sirigi, foi uma das camponesas que participou da entrega. Ela comenta que foi emocionante.  “A Paróquia estava toda mobilizada para nos receber e vimos a alegria nos rostos das pessoas, agradecendo pela doação. Foi muito bonito”, ressalta.

As famílias que doaram esses alimentos já passaram fome e viveram durante anos em acampamentos reivindicando a efetivação da Reforma Agrária. Foram alvo de preconceitos e de ações violentas por parte de usinas de cana-de-açúcar e de agentes do Estado, mas atualmente encontram-se assentadas pela Reforma Agrária e produzem toneladas de alimentos que abastecem feiras locais e regionais. 

Preocupadas com aqueles e com aquelas que sofrem com o desemprego, com a fome e com os impactos da pandemia, as famílias dessas e de outras comunidades localizadas na Mata Norte do estado,  em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra, passaram a organizar diversas doações de alimentos por meio da campanha “Partilhando o Pão e a Esperança”, a qual também conta com o apoio da Diocese de Nazaré da Mata e da AMU - Ação por Um Mundo Unido.

 

Confira as imagens:

Crédito: Plácido Junior/CPT

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br