Nos dias 5 e 6 de abril, 27 jovens participaram do "Curso Jovens Defensores e Defensoras da Biodiversidade", realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jailson Oliveira Lima, no assentamento São Luís, em Sossêgo (PB). O encontro teve como foco a luta pela terra e o cuidado com a natureza, inspirando ações práticas de recuperação ambiental.
Com o lema romper cercas, os participantes se dedicaram a compreender melhor os desafios enfrentados pelas comunidades rurais do Curimataú Paraibano e realizaram atividades de reflorestamento ao redor do campo de futebol da escola, plantando árvores nativas.
“Participando das formações da CPT, fui motivado a diversificar e melhorar a produção do quintal lá de casa, com a água que temos”, contou Lucas, agente da CPT e jovem agricultor do assentamento Campos Novos, em Sossêgo.
O curso incentivou o protagonismo da juventude em seus lotes e sítios, onde teceram sonhos e compromissos com a agroecologia, a arborização e a recuperação de áreas degradadas, tanto em Sossêgo como no município vizinho de Alagoa Nova.
A formação faz parte do projeto "Transformando Realidades: Juventude do Agreste e Curimataú Paraibano Cuidando da Biodiversidade", uma realização da ACAJAMAN com apoio do Fundo Casa.
Foto: Equipe CPT Campina Grande (PB)