Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira articulou uma audiência pública no assentamento Retiro, localizado no município de Cuité, na Paraíba. O objetivo do encontro, ocorrido no dia 04 de abril, foi debater as políticas públicas do governo federal voltadas para as áreas de assentamento da Reforma Agrária no estado.

Participaram da audiência os assentados e assentadas da comunidade, o superintendente do Incra da Paraíba, Antônio Barbosa, a vereadora Marina Venâncio, a ex-prefeita Fabiana e o ex-prefeito Venâncio, ambos de Cuité. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Everaldo, e o agente pastoral da CPT, Josimar.

Além da discussão sobre as políticas públicas, as famílias reivindicaram agilidade do Incra-PB na construção de 27 casas que precisam ser realocadas, uma vez que se encontram em uma área que será inundada pelas águas da barragem Retiro. Com o aumento do volume de chuvas na região, o nível da água do reservatório tem subido rapidamente, colocando as famílias em risco iminente.

Outro ponto levantado foi a necessidade da construção de um acesso à parede direita da barragem, para facilitar a visitação e a circulação da população local. As famílias também solicitaram a construção de um desvio que permita melhor acesso para o assentamento, garantindo condições adequadas para o deslocamento e para o escoamento da produção até a cidade de Cuité.

A Barragem Retiro é uma estrutura de concreto compactado com rolo (CCR), construída na bacia do rio Japi, próxima à divisa entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Com capacidade de armazenamento de 40,5 milhões de metros cúbicos de água, a barragem tem como finalidade abastecer os projetos de assentamento do Incra/PB, garantir o suprimento de água para a cidade de Cuité, irrigar áreas aluviais do Baixio do Vale, além de servir à piscicultura e ao lazer das comunidades assentadas.

Dois assentamentos serão beneficiados diretamente pelo reservatório: o Assentamento Batentes, com 38 famílias em uma área de 926,42 hectares, e o Assentamento Retiro, onde vivem 250 famílias distribuídas em 6.070,41 hectares.

Francinaldo, assentado e presidente da associação local, expressou alegria ao ver que o governo federal está promovendo melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. Ele agradeceu pelas renegociações de dívidas voltadas aos agricultores e reforçou o pedido por maior acesso às políticas públicas já anunciadas. Em sua fala, também destacou o papel fundamental da CPT de Guarabira no acompanhamento das famílias e lembrou que a construção da barragem Retiro foi resultado de uma luta coletiva da comunidade junto à pastoral.

 

Fotos: Equipe CPT Guarabira (PB)

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br