Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

No último dia 9, lideranças reunidas no Coletivo Curimataú participaram de mais um encontro do Fórum Sete. O espaço tem sido fundamental para promover formação, mobilização e estratégias voltadas à proteção da terra e do território, à luta por políticas públicas de convivência com o Semiárido e ao enfrentamento das violações de direitos dos camponeses e camponesas.

Durante a atividade, o grupo visitou o tanque do Arroz, estrutura construída em uma das antigas “frentes de emergência” para garantir água potável à comunidade. Em seguida, conheceram o tanque da Caveira, uma formação rochosa natural onde também se acumula água da chuva. Subindo mais um pouco, observaram o horizonte até a serra do Bombocadinho - área que tem sido considerada para a instalação de aerogeradores - e, ao longe, visualizaram os que já foram implantados em Picuí.

A visita abriu olhos e corações para enxergar o quanto a "invasão do capital" - como disse Maria Aparecida, do CEOP - tem mudado a relação com a terra e prejudicado os agricultores e a agricultura em transição agroecológica.  

Apesar dos desafios, o grupo segue comprometido com a defesa da vida e do clima, resistindo à instalação de empreendimentos que ameacem suas comunidades e assentamentos. As famílias continuam lutando para construir um Semiárido vivo.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br