No dia 28 de março de 2025, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Cajazeiras (PB) promoveu um encontro com mulheres quilombolas para debater a violência de gênero e apresentar o Projeto "Mulheres em Ação: Construindo o Bem Viver".
A atividade resultou na 3ª chamada pública para a seleção de pequenos projetos no âmbito do programa "Caatinga Viva: Pelas Mãos das Mulheres". O projeto foi requerido junto à União Europeia pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com a CPT Nordeste 2 e a Sempreviva Organização Feminista (SOF).
A chamada pública tem como objetivo ampliar o trabalho desenvolvido por organizações de mulheres na implementação de tecnologias socioambientais solidárias e inovadoras. Essas ações promovem a equidade de gênero e incentivam um desenvolvimento sustentável, inclusivo e articulado com políticas públicas, formação e comunicação nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A iniciativa contemplará 20 mulheres do Quilombo Quarenta Negros e do Assentamento Três Irmãos, ambos localizados no município de Triunfo (PB). As atividades serão realizadas coletivamente, proporcionando oportunidades para fortalecer o trabalho das participantes, promover formações, incentivar a produção e comercialização de seus produtos e aprimorar a gestão financeira. Além disso, o projeto fomenta o conhecimento e o respeito ao meio ambiente, contribuindo para a construção de alternativas produtivas sustentáveis e para o fortalecimento da autonomia feminina na região.
Foto: Equipe CPT Cajazeiras (PB)