Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Cajazeiras (PB) esteve engajada em diversas atividades ao longo do Mês da Mulher. As ações aconteceram antes, durante e depois do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mobilizando comunidades rurais e urbanas em momentos de reflexão e resistência.

No dia 25 de fevereiro, como parte da preparação para o mês de março, a CPT promoveu um encontro com mulheres do Projeto de Assentamento Três Irmãos e do Quilombo dos Quarentas, no município de Triunfo. Na ocasião, foi discutida a defesa dos direitos das mulheres, sua participação na sociedade e a luta contra a violência. Ainda no mesmo dia, a CPT participou da prévia carnavalesca da cidade, onde foi lançado o projeto "Meu corpo não é sua folia". A iniciativa abriu espaço para reflexões sobre abuso e violência contra mulheres. Antes do desfile para pessoas idosas, promovido pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), houve uma roda de conversa seguida de panfletagem sobre o tema.

Já no dia 2 de março, o bloco carnavalesco e político "Amélia Nunca Mais", que atua na prevenção da violência contra mulheres, comemorou 15 anos de existência. Como parte da celebração, Socorro Ferreira, agente da CPT Sertão (PB), foi homenageada. Pela primeira vez, uma mulher camponesa recebeu essa homenagem, que reconhece anualmente uma figura de destaque na defesa dos direitos femininos.

Mulheres camponesas participam das atividades do 8 de março

No Dia Internacional da Mulher, a CPT Cajazeiras esteve presente em um momento cultural promovido pelo bloco "Amélia Nunca Mais" na Praça do Leblon, às margens do Açude Grande. O evento reuniu lideranças da Marcha Mundial das Mulheres - Núcleo de Fátima Cartaxo, do Centro de Defesa da Mulher Márcia Barbosa e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP) - Núcleo de Cajazeiras. Durante a atividade, foram abordadas questões como o machismo, racismo, fascismo e a violência contra mulheres, além das conquistas históricas e desafios para a igualdade de gênero na atualidade. O evento também trouxe uma homenagem à Socorro Ferreira, por meio de uma mensagem da jornalista Mariana Moreira, de Cajazeiras.

Atividades com camponesas e quilombolas

No dia 23 de março, a CPT realizou um encontro com mulheres do Assentamento Padre Cleides, no município de Santa Helena. A pauta incluiu o protagonismo feminino, conquistas históricas e formas de identificação e enfrentamento da violência. As participantes avaliaram o encontro como um momento valioso de troca de experiências e aprendizado.

Finalizando as atividades do mês da mulher, no dia 28 de março de 2025, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realizou um encontro com mulheres quilombolas para debater a violência contra as mulheres e o Projeto "Mulheres em Ação: Construindo o Bem Viver". A iniciativa resultou na 3ª chamada pública de seleção de pequenos projetos, dentro do projeto "Caatinga Viva: Pelas Mãos das Mulheres", requerido junto à União Europeia pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com a CPT Nordeste 2 e a Sempreviva Organização Feminista (SOF).

A atuação da CPT Cajazeiras ao longo do Mês da Mulher demonstrou a importância da organização e mobilização em defesa dos direitos das mulheres, promovendo a conscientização e fortalecendo redes de apoio em comunidades camponesas e urbanas.

 

Fotos: Equipe CPT Cajazeiras

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br