Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) em João Pessoa (PB) participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, sobre a construção da Barragem do Rio Camaratuba, no dia 18 de setembro.

A obra é uma complementação da transposição do Rio São Francisco e faz parte do Canal Acauã-Araçagi. O empreendimento deve favorecer somente a irrigação para a produção de cana-de-açúcar. Por outro lado, diversas famílias de dois assentamentos da reforma agrária serão impactadas diretamente pela barragem, tendo suas terras alagadas e o modo de vida comprometido.

A audiência foi uma reivindicação das comunidades atingidas e se mostrou um espaço importante para que a sociedade possa saber o que está acontecendo na região. A empresa executora da obra, bem como o governo do estado, insistem na tese de que ainda não há um projeto proposto.

No entanto, as famílias agricultoras, respaldadas por estudos da Universidade Federal da Paraíba, garantem que já existe, sim, projeto elaborado para a construção da barragem.

A CPT reafirma o compromisso junto ao povo do campo e seguirá na luta pelo respeito aos direitos das famílias ameaçadas pela barragem! Como anuncia o lema da 34ª Romaria da Terra: "Terra e água para a vida e não para a morte", marcada para os dias 28 e 29 de outubro da cidade de Pedro Régis (PB) até o Assentamento Jardim, em Curral de Cima (PB).

 

 

Foto: Equipe CPT João Pessoa

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br