Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Está acontecendo desde segunda-feira, 05, até esta quarta, 07, a Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba, Campus Campina Grande, com o tema "IFPB Campina Grande: protagonizando responsabilidade ambiental e gestão social". A Comissão Pastoral da Terra (CPT) está entre as quinze organizações parceiras do evento e esteve na Mostra de Cinema com Debate 2, que exibiu o documentário "Vento Agreste" (2023).

Vanúbia Martins de Oliveira, da equipe de formação da CPT e agente pastoral da equipe de Campina Grande, foi a debatedora da atividade que aconteceu na noite de ontem, 06, no IFPB. Em sua explanação, destacou como sopram os ventos da destruição da caatinga. 

A agente pastoral falou sobre o processo de "coisificação" da riqueza natural, que ao ser apropriada privadamente se converte na mercadoria. Segundo ela, a energia elétrica, que tem como objetivo último a acumulação e a reprodução ampliada do capital, não é diferente quando renovável.

Ao falar sobre os impactos sociais da dinâmica de concentração fundiária e dependência de commodities, Vanúbia explicou que os conflitos socioambientais gerados pela expansão de parques eólicos dificultam a sobrevivência de comunidades pela falta de acesso à terra e água. Entre os problemas decorrentes desse modelo vestido de renovável, que, no entanto, é predatório, estão a insegurança alimentar devido à ocupação das áreas de produção de alimentos; urbanização desordenada, sem planejamento, porque as pessoas são forçadas a migrar do campo para a cidade; o aumento das violências, em razão da falta de alternativas econômicas e de políticas públicas adequadas.

Vanúbia finalizou sua explanação listando ao menos cinco "passos para continuarmos vivendo": 1 - Por fim ao Racismo ambiental; 2 - Descolonizar nossos corações e mentes; 3 - Respeito aos povos e comunidades tradicionais, garantindo direitos territoriais já existentes; 4 – Não violação de direitos das comunidades camponesas; 5 - Ter amor e empatia por gente, bicho, planta, bactéria e insetos que nos ajudam viver.

A Semana de Meio Ambiente (SEMA 2023) propõe como subtemas para discussão e aprofundamento a Gestão socioambiental e o Desenvolvimento Sustentável das instituições, dos recursos energéticos renováveis, dos resíduos sólidos, dos avanços tecnológicos, da economia local e agricultura familiar agroecológica,  entre outros, contextualizando-os à realidade nordestina do semiárido.

A proposta deste evento é fortalecer politicamente o processo contínuo da educação ambiental em nossa cidade, e o IFPB como instituição que visa a formação integral do cidadão e o amplo debate social crítico e científico.

 

 

Foto: Equipe CPT Campina Grande

 

*Com informações do IFPB

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br