Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

De 03 a 10 de junho, guiada pela Laudato Si’ sobre o “Cuidado com a Casa Comum” e na luta rumo à terra sem males, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira, na Paraíba, realiza a Semana Ambiental, com o tema: “Em defesa da vida, da terra, das águas e das florestas”. 

A programação da semana conta com palestras, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, atividades de reflorestamento de nascentes, de áreas degradadas em núcleos familiares e de áreas coletivas nos assentamentos.

A iniciativa visa unir teoria e prática, refletir junto às famílias sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, por meio da produção sustentável, e os processos coletivos, além de realizar as ações práticas através dos mutirões.  A proposta da equipe da CPT de Guarabira é incentivar a produção agroecológica para contribuir com o enfretamento às mudanças climáticas.

Estão participando da Semana Ambiental mulheres, jovens, crianças, agricultores/as assentados/as da Reforma Agrária, professores/as e coordenadores/as pedagógicos/as das escolas municipais existentes nos assentamentos e a coordenadora da Pastoral da Criança da Diocese de Guarabira.

As ações contemplam os assentamentos paraibanos Baixio, situado no município de Riachão; Senhor do Bonfim e Santa Terezinha, em Alagoinha; Quitéria e Maria Menina, em Alagoa Grande, Redenção, em Pilões; e Maria Preta, em Araçagi.

A camponesa Josivanete Costa, do sítio Baixio, avaliou como positiva a atividade e agradeceu a CPT por trazê-la para a área. “Hoje tive o prazer de fazer parte das ações da CPT junto com os outros jovens e crianças do assentamento Baixio. Tivemos a experiência de plantar mudas de árvores nativas e frutíferas em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Foi uma experiência ótima! Plantamos várias mudas. Através do mutirão, aprendemos o jeito certo de plantar cada planta. Amei tudo! Obrigada CPT!”, disse Josy.

Para realização desta semana ambiental a CPT Guarabira conta com a parceria da Associação de Formação Incentivo para o Nordeste Karente (Afink), localizada no município de Araruna (PB). A Afink doou 2.500,00 mudas de árvores nativas e frutíferas para a atividade. Entre elas estão mudas de caju, acerola, maracujá, mamão, aroeira flamboyant, craibeira, ipê de jardim ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco e jasmim.

A Semana Ambiental também tem o apoio das associações comunitárias dos assentamentos e das prefeituras de Alagoinha e Riachão.

 

 

Fotos: Arquivo da CPT Guarabira

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br