Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nesta quinta-feira, 06 de abril, a equipe da CPT João Pessoa realiza a celebração em memória do companheiro Ivanildo.  A atividade chama atenção para os 7 anos de impunidade do assassinato do camponês na comunidade Padre João Maria, localizada em Mogeiro/PB.

Haverá uma caminhada da comunidade Dom Marcelo para a comunidade Padre João Maria no mesmo município, às 14 horas, seguida da celebração eucarística com Frei Anastácio, às 15 horas. 

A celebração ocorre anualmente desde 2017, quando o crime completou um ano, sendo suspensa nos últimos 3 anos em razão da pandemia da Covid-19. 

Agora, a CPT retoma a iniciativa pedindo justiça por Ivanildo Francisco da Silva, pois o crime continua impune. 

O julgamento chegou a ser agendado em 2018, mas quando as famílias camponesas estavam em frente ao Fórum de Itabaiana, a juíza adiou e pediu desaforamento. 

A CPT aguarda outro agendamento. A expectativa é que o processo entre em pauta do júri no segundo semestre desse ano. 

 

Relembre o caso

No dia 06 de abril de 2016 o camponês de 46 anos de idade foi assassinato no assentamento onde vivia.
Naquele mesmo dia a CPT em João Pessoa havia se reunido com o trabalhador rural e outras lideranças de 12 comunidades para tratar sobre os conflitos agrários e as ameaças nessas áreas.

Ele também foi a uma audiência na Justiça Federal acompanhado pelo assessor jurídico da CPT, Dr. Aldaris Junior. Após a audiência, retornou para sua comunidade. Antes, devolveu o carro que havia pego emprestado na casa de um companheiro da comunidade vizinha, deixou sua esposa na igreja e levou sua filhinha de mais nova de um ano e um mês consigo. A partir desse momento, ninguém mais teve comunicação com ele.

No dia seguinte, 07 de abril de 2016, Ivanildo teria combinado de novamente buscar o carro emprestado para ir à Campina Grande, às 7h. Passado o horário combinado, ele não apareceu. Seu companheiro foi até a sua casa e se deparou com o corpo de Ivanildo caído na porta da frente e sua filha de apenas um ano e um mês, em sua imensa inocência, brincando por cima do corpo de seu pai. Logo o companheiro pegou a criança para levar até sua mãe. Em seguida, comunicou para a CPT e as comunidades vizinhas o ocorrido. Chamaram a polícia e daí iniciou o processo de investigação.

A partir das informações e depoimentos das pessoas da comunidade, o crime ocorreu por volta das 21h30 do dia 06 daquele ano. O corpo só foi encontrado no dia seguinte às 7h30. Segundo a Perícia, o trabalhador foi atingindo por dois tiros, sendo um de arma menor e outro de uma arma de grande potência.

Ivanildo deixou seis filhas, cinco do primeiro casamento e a bebê de um ano, do seu segundo casamento, além do legado de luta e resistência.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br