Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nos dias 13 e 14 de outubro, cerca de 50 pessoas de diversas comunidades camponesas e organizações sociais das microrregiões do Cariri, Curimataú, Agreste e Médio Sertão estarão reunidas na cidade de Campina Grande para discutir sobre os impactos socioambientais provocados pela implantação dos parques eólicos na Paraíba.

O encontro tem como objetivo debater e refletir sobre as situações de conflitos e violações de direitos já vivenciados por algumas comunidades camponesas, sobre o processo de desertificação em curso no estado, e em particular no “corredor dos ventos”, além de socializar e discutir algumas pesquisas que abordam os impactos socioambientais provocados pelos parques eólicos no país.   

Organizada pela CPT em Campina Grande, em parceria com o Comité de Energias renováveis para o Semiárido (CERSA), a atividade pretende também ser um espaço de diálogo em busca de estratégias conjuntas para a manutenção dos territórios camponeses e das experiências de convivência com o semiárido. A iniciativa, por isso, faz o enfrentamento ao  que tem sido chamado de “neoextrativismo” – a velha/ nova forma de acumulação centrada na expansão das indústrias de extração, que tem provocado a expropriação violenta dos territórios camponeses e a perpetuado a mercantilização da natureza. “Tais processos têm sido explicitados na intensificação de conflitos ambientais e territoriais envolvendo populações camponesas não só na Paraíba mais em todo Nordeste”, afirma Vanúbia Martins, agente pastoral e coordenadora da CPT.

 

Serviço:

O que: I° Encontro sobre impactos dos parques eólicos na PB

Quando: 13 e 14 de outubro de 2017

Onde: Campina Grande/PB

 

 

Fonte: CPT em Campina Grande

Editado por CPT NE 2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br