Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

Neste ano de 2017, de modo particular, a Romaria da Terra da Arquidiocese da Paraíba teve como motivação celebrar os 50 anos de sacerdote do Padre João Maria Cauchi. Padre João tem uma vida dedicada ao povo camponês, sendo importante protagonista da atuação da CPT no Estado da Paraíba, por isso o tema deste ano foi “És lutador enviado do Senhor, dos ameaçados tu és defensor” e o lema: “Do ventre da mãe terra a vida grita por liberdade”.

Atualmente Padre João desenvolve serviços pastorais e reside na região Agreste do estado, que frequentemente tem sido alvo de muitos conflitos por terra e onde camponeses/as esperançosos/as e resistentes na luta desejam ter os direitos básicos à terra, à água, ao pão e a moradia.               

Anualmente, a Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba se coloca à disposição do povo de Deus para proporcionar a realização das Romarias da Terra, que são compromissos com a missão do Bom Pastor que cuida as ovelhas perdidas.

A Romaria da Terra é a bonita e significante festa do povo simples. É o gesto concreto do trabalho árduo diário que a CPT tem desenvolvido no meio do povo. É um ato de expressão da mística do evangelho vivenciada ao longo do ano. É um momento celebrativo, de expressão de fé do povo de Deus.  É assim que explicamos a Romaria da Terra, romeiros e romeiras, que são “sal da terra e luz do mundo, discípulos e missionários do Senhor”, que nos diversos contextos e realidades tornam-se o evangelho vivo.

O público que participa das Romarias é formado por pessoas comprometidas que, com suas diversidades de dons, se encontram periodicamente em comunidades, em grupos de base, círculos bíblicos, celebrações da Palavra, pastorais, movimentos sociais, CEB’s, associações de bairros e rurais, cooperativas, feiras agroecológicas, ONG’s, fraternidades, congregações religiosas, entre tantos outros.

Povo esse que se põe a caminho da terra prometida, essa terra que representa a busca por melhores dias, assim como foi a caminhada de Deus no deserto como narra o antigo testamento nas sagradas escrituras.

Mais de cinco mil pessoas participaram da Romaria da Terra que saiu da cidade de Pilar para São Miguel de Taipu, percorrendo cerca de 8km, com duas paradas e celebração de ação de graças e envio do povo para as suas localidades de origens.

Desde já, a Comissão Pastoral da Terra convoca os romeiros e romeiras para a grande festa da 30ª Romaria da Terra que será realizada no próximo ano.

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra em João Pessoa

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br