Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A população que vive em Cajazeiras, município do sertão da Paraíba, agora pode contar com uma feira semanal que comercializará alimentos produzidos de maneira agroecológica por famílias camponesas da região.

Foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira, 10/02/17, na Praça Cristiano Cartaxo, em Cajazeiras, sertão da Paraíba, a feira agroecológica que comercializa alimentos produzidos por famílias camponesas de vários assentamentos e de acampamento do município.

Na feira, que será realizada semanalmente, é possível encontrar alimentos diversificados produzidos pela agricultura camponesa, livres de agrotóxicos, como banana, coentro, batata doce, jerimum, ovo de galinha de capoeira, feijão, coco, alface, pimentão, cebolinha, pepino, acerola, doces, bolos, entre outros.

Participaram da primeira edição da feira agroecológica famílias dos assentamentos Santo Antônio, Frei Beda, Valdecy Santiago, Santa Cecília, Edivaldo Sebastião e do acampamento Novo Horizonte, todos do município de Cajazeiras. A feira é organizada pelo Instituto Frei Veda de Desenvolvimento Social (IFBDS), pela Rede de Cultivos Agroecológico e pelo projeto ECOFORTE, em parceria com a CPT e NAESP/IFPB.

De acordo com os organizadores, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a luta pela terra na região, a organização dos/as trabalhadores/as rurais e sua produção, com respeito ao meio ambiente. Além disso, visa ofertar alimentos saudáveis, sem venenos, para a população do município e eliminar a figura do atravessador, garantindo a venda direta ao consumidor.

 

Fonte: CPT Nordeste 2 com informações da equipe de CPT em Cajazeiras/PE

Imagens: CPT Cajazeiras

 

 

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br