"... Essa história não para enquanto nascer um menino..."
Há mais de 60 anos nasceram meninos e meninas na Fazenda Paraíso de Mogeiro, aqui na Paraíba. Viveram entre idas e vindas, entre roças que viraram pastos, casas que não puderam ser construídas, humilhações, desrespeito: vida típica dos camponeses e camponesas, posseiros, rendeiros que sequer possuem o "chão da casa".
Há 9 meses, estas famílias da Fazenda Paraíso decidiram lutar pela posse da terra. Construíram casas, botaram roçado. Planejaram suas vidas felizes por estarem no caminho. Não esperavam Polícia, cavalaria... intolerância. Mas o povo resiste. E como disse um camponês nesta tarde: "A força do demônio não vai nos vencer. Com a força de Deus venceremos". E o povo continua animado e forte, com o apoio de outras comunidades.
Na tarde deste dia 12 de novembro, reuniram-se as famílias do Assentamento D. Marcelo, Assentamento Salgadinho e Assentamento Padre João, irmãs e irmãos de caminhada, sonhos e lutas. A turma Sementes da Resistência Camponesa, que faz Residência Agrária" PROCESSOS HISTÓRICOS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO SEMINÁRIO", em uma parceria PRONERA/INSA/UFPB, esteve presente na ocasião, para junto com guerreiros e guerreiras de Paraíso, aprender um "bocado" mais sobre a luta e resistência destas 30 famílias, sobre o papel do Estado e a intransigência da polícia e do poder judiciário.
Entre mística, canto, dança e roda de capoeira, 50 educandos ligados ao MST, MPA, MAB, PJR e CPT, de 06 Estados do Nordeste, filhos de camponeses assentados, lideranças de comunidades, militantes da VIA CAMPESINA, estivemos presente! Presente! Presente!
A missão da CPT é ser sempre uma presença solidária na luta do povo; ser presença solidária junto aos pobres e injustiçados da terra para juntos construirmos "O melhor dos mundos". Mundo este prometido por Deus à humanidade, humanidade esta que, desfazendo os caminhos, faz "gente boa" sofrer. Mas o povo caminhante rumo a terra prometida se fortalece na luta, no abraço, e sonha com a aurora.
* Vanúbia Martins de Oliveira, da Comissão Pastoral da Terra CPT NE 2
>Imagem: Fabio Junior Fernandes dos Santos - MPA (SE)