Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de cinco mil mulheres camponesas participaram durante esta quinta-feira, dia 12, da 6ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. As camponesas caminharam pelas ruas da cidade pedindo o fim da violência contra as mulheres e por ações em defesa da agroecologia.

 

Além das mulheres da cidade de Lagoa Seca, representantes de outros 14 municípios que fazem parte do Compartimento da Borborema, a exemplo de Esperança e Queimadas participaram da atividade. Na ocasião, foi lembrada a participação de mulheres que se destacaram na luta por direitos. Uma peça teatral foi encenada para contar um pouco sobre a vida de Margarida Maria Alves e logo após, as marchantes se deslocaram para a Igreja Matriz de Lagoa Seca, onde a manifestação foi encerrada com atividades culturais.

 

A marcha ocorreu pela primeira vez no município de Remígio, em 2010. Em 2011, a marcha ocorreu no município de Queimadas, depois foi realizada em Esperança (2012), Solânea (2013) e Massaranduba (2014). A mobilização tem como foco a luta contra a violência à mulher e a efetivação de direitos e políticas que fortaleçam a agroecologia.


 

Com informações do Gabinete do Deputado Frei Anastácio

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br