Evento reúne camponeses/as, indígenas e quilombolas na Praça da Faculdade, Prado - Maceió
Nesta semana acontece, em Maceió (AL), o Festival da Reforma Agrária Zumbi e Dandara dos Palmares. O evento começa na quinta-feira, 2, e segue até sábado, 4 de maio, na Praça da Faculdade, bairro do Prado.
Com a proposta de ser uma expressão do campo de Alagoas, trata-se de uma oportunidade de reunir camponeses, indígenas e quilombolas que vão, durante três dias, expor seus produtos da roça, seus artesanatos e suas culturas.
Além de dezenas de bancas com alimentos livres de agrotóxicos, haverão debates a respeito a questão agrária, um ato público em defesa da Reforma Agrária, uma mesa específica da luta dos povos indígenas e será realizado o lançamento da publicação Conflitos no Campo Brasil 2023, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), que reúne dados da violência nas áreas rurais do país.
O festival conta, ainda, com uma programação noturna que valoriza a cultura popular alagoana. Entre os artistas e grupos que vão se apresentar estão patrimônios vivos do estado, como Vavá do Fandango e Zeza do Coco; o coletivo de maracatu Baque Alagoano; e, claro, não vai faltar muito forró pé-de-serra, com Lula Sabiá, Xameguinho e Pinóquio do Acordeon.
O horário de funcionamento é das 6h às 22h nos três dias do evento. Os produtos, trazidos de diversos municípios alagoanos, serão comercializados até acabarem.
Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2023
A publicação, lançada nacionalmente no dia 22 de abril, na sede do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, chega à Alagoas trazendo informações específicas do estado nesta sexta-feira, 3, às 9h, no festival.
O material é resultado do trabalho de agentes pastorais e do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (Cedoc-CPT) no levantamento e registro dos casos de violência no campo ao longo do último ano.
Em 2023, foram registrados 2.203 conflitos no campo, o maior número em toda a história da publicação, iniciada em 1985.
A CPT registrou, em Alagoas, no ano passado, um total de 24 conflitos no campo. Além disso, 61 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo.
Outras informações e análises serão compartilhadas durante o lançamento estadual.
Programação do festival:
Todos os dias, das 6h às 22h - Comercialização de alimentos e artesanatos.
Quinta-feira, 2:
7h30 - Café da manhã com a imprensa
16h - Abertura oficial com Ato em defesa da terra e território e da reforma agrária
19h - Vavá do fandango
20h30 - Lula Sabiá
Sexta-feira, 3:
9h - Lançamento da publicação "Conflitos no Campo Brasil 2023"
15h - Palestra "A questão indígena - desafios e perspectivas"
19h – Zeza do coco
20h30 - Xameguinho
Sábado
19h - Baque Alagoano
20h30 - Pinóquio do Acordeon
Conheça a luta em defesa da terra e território!
Participe do Festival da Reforma Agrária Zumbi e Dandara dos Palmares!
Realização: CPT, FNL, MST, MTL, Terra Livre, MSL, MPL e MLST
Ilustração digital: @cristianossuarez