Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Em Alagoas, o lançamento da publicação Conflitos no Campo Brasil 2023 será realizado durante o Festival da Reforma Agrária Zumbi e Dandara dos Palmares, realizado pelas organizações e movimentos sociais do estado.

O festival acontece nos dias 2, 3 e 4 de maio. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgará os dados de conflitos no campo em Alagoas e em todo o país na sexta-feira, 3 de maio, às 9h.

A CPT registrou, em Alagoas, no ano passado, um total de 36 conflitos no campo. Segundo o levantamento reconhecido internacionalmente, na categoria "conflitos por terra", houve 28 ocorrências, vitimando ao todo 3.635 famílias. Entre elas, indígenas, quilombolas, sem terra, pescadores e posseiros. Além disso, 61 trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo.

Houve um aumento de conflitos envolvendo povos indígenas. Em 2022, foram registrados 2 conflitos afetando indígenas; já em 2023, 6. Ou seja, subiu 200%. Na mesma categoria de conflitos por terra, foram registradas 3 ocorrências de violência contra a pessoa, todas na Terra Indígena Kalankó, em Água Branca, no Sertão alagoano.

Também aconteceram 2 conflitos por água, em colônias de pescadores, envolvendo 61 famílias.

As organizações e movimentos sociais do campo do estado mostraram união na defesa da terra e do território e contra a violência. Realizaram 54 manifestações, que incluem protestos, ações de solidariedade dos movimentos e outras atividades de mobilização.

Essa unidade é um diferencial que fortalece o enfrentamento às violações dos direitos humanos e a luta pela Reforma Agrária para que todos tenham vida digna no campo e na cidade.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br