Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Caminhada pretende reunir centenas de romeiros e romeiras em janeiro de 2023 no município de Murici

 

Em virtude das chuvas que atingem o Nordeste, a 33ª Romaria da Terra e das Águas, prevista para este final de semana, 05 a 06 de novembro, foi adiada para os dias 07 a 08 de janeiro de 2023, em Murici, mesmo local programado. A nova data será na primeira lua cheia do ano novo, após a chegada do verão.

A romaria aconteceria a partir das 22h deste sábado, 05, até por volta das 6h do domingo, 06. A programação seguirá a mesma, porém, daqui há dois meses, para garantir o acesso à comunidade do acampamento Bota Velha, onde será o encerramento da caminhada, bem como uma maior participação do público, que poderia ser prejudicado devido ao tempo chuvoso.

Em vídeo gravado em Murici, o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, explica sobre o adiamento: “Diante das fortes chuvas que caem em Alagoas e do difícil acesso à comunidade Bota Velha, onde encerraríamos a nossa 33ª Romaria da Terra e das Águas, nós tomamos a difícil decisão de adiar a romaria". Ele pede a compreensão do público: "Contamos com a compreensão e que a gente continue ligados uns aos outros e nos encontramos em breve na Romaria da Terra e das Águas em Murici".

Com o tema “Ecologia Integral: cuidar dos pobres, da terra, das matas e das águas” a Romaria da Terra e das Águas pretende reunir centenas de romeiros e romeiras. A programação começará com uma Santa Missa, no Alto do Cruzeiro, às 22h, na cidade de Murici. Na sequência, será iniciada a caminhada de 9km. Durante o percurso haverá 3 paradas para refletir sobre o tema.

Ecologia Integral é o assunto que atravessa toda a Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. Nela, o pontífice propõe uma ecologia que “nas suas várias dimensões, integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o rodeia” (Ladauto Si', 15).

De acordo com o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, o eixo central dessa edição é o cuidado, porque o planeta e a humanidade correm risco. Com alegria, ele convida as comunidades a participarem desse encontro de fé e esperança: “Eu quero contar com cada um de vocês, com cada uma de vocês, nesse momento de renovar a nossa fé”, disse.

A 33ª Romaria da Terra e das Águas é uma realização da Arquidiocese de Maceió, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Cáritas Brasileira, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Atos 28, Pachamama e Misereor. Para mais informações, entre em contato: 82 99127-0293 (CPT, em Maceió) e 82 99025705 (Paróquia N. S. da Graça, em Murici).

 

 

Serviço: 33ª Romaria da Terra e das Águas

Data: 07 a 08 de janeiro de 2023

Horário: 22h às 6h

Local: Do Cruzeiro de Murici ao acampamento Bota Velha

Outras informações: 82 99127-0293 (CPT, em Maceió) e 82 99025705 (Paróquia N. S. da Graça, em Murici).

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br