Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

“Ecologia Integral: cuidar dos pobres, da terra, das matas e das águas” é o tema da caminhada que reunirá centenas de romeiros e romeiras

Nos dias 05 a 06 de novembro será realizada a 33ª Romaria da Terra e das Águas. O evento, que atrai centenas romeiros e romeiras de todo estado de Alagoas, neste ano vai acontecer no município de Murici, na Zona da Mata.

De acordo com o coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, o eixo central dessa edição é o cuidado, porque o planeta e a humanidade correm risco. Com alegria, ele convida as comunidades a participarem desse encontro de fé e esperança: “Eu quero contar com cada um de vocês, com cada uma de vocês, nesse momento de renovar a nossa fé”, disse.

Com o tema “Ecologia Integral: cuidar dos pobres, da terra, das matas e das águas”, a 33ª Romaria da Terra e das Águas resgata um assunto que atravessa toda a Carta Encíclica Laudato Si’ do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da Casa Comum. Nela, o pontífice propõe uma ecologia que “nas suas várias dimensões, integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o rodeia” (Ladauto Si', 15).

“Uma ecologia integral” é o tema do capítulo IV: “Dado que tudo está intimamente relacionado e que os problemas atuais requerem um olhar que tenha em conta todos os aspectos da crise mundial, proponho que nos detenhamos agora a refletir sobre os diferentes elementos duma ecologia integral, que inclua claramente as dimensões humanas e sociais”. (Laudato Si', 137)

Com base na reflexão do Papa Francisco, o Arcebispo da Arquidiocese de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O. Carm., assinou a carta da 33ª Romaria da Terra e das Águas, em que faz o convite: “A Igreja, alicerçada na Boa Nova de Jesus Cristo, em sua doutrina social e nas orientações e ensinamentos do Papa Francisco, conclama as paróquias, as comunidades, as pastorais, os movimentos e as pessoas de boa vontade a participarem ativamente dessa expressão de fé e cuidado com a natureza e com os pobres”.

A programação da 33ª Romaria da Terra e das Águas começa com uma Santa Missa, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, às 22h, na cidade de Murici. Na sequência, será iniciada a caminhada de 9km, partindo do Alto do Cruzeiro.

Durante o percurso serão realizadas três paradas para reflexões de acordo com o tema da romaria. A primeira parada será sobre o cuidado com os pobres. Na ocasião, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) vai destacar a importância da solidariedade durante a pandemia. A segunda parada ficará sob responsabilidade da juventude camponesa, que fará uma dramatização teatral sobre o cuidado. Na terceira parada, o povo Xukuru-Kariri fará uma apresentação de sua relação ancestral de cuidado com a terra, com as águas e com as matas. Ainda nesse momento, numa referência às romarias passadas, serão plantadas 33 árvores no acampamento Mumbuca.

A caminhada terá seu encerramento no acampamento Bota Velha com uma alusão ao exemplo da partilha dos cinco pães e dois peixes por Jesus Cristo, mais conhecida como o milagre da multiplicação (Marcos 6:30-44). Por fim, as comunidades dos acampamentos Bota Velha, Mumbuca e Santa Cruz – todas na mesma região – vão oferecer aos romeiros e romeiras um café da manhã camponês repleto de alimentos saudáveis de suas próprias roças.

A 33ª Romaria da Terra e das Águas é uma realização da Arquidiocese de Maceió, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Cáritas Brasileira, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Atos 28, Pachamama e Misereor. Para mais informações, entre em contato: 82 99127-0293 (CPT, em Maceió) e 82 99025705 (Paróquia N. S. da Graça, em Murici).

 

 

Serviço: 33ª Romaria da Terra e das Águas

Data: 05 a 06 de novembro

Horário: 22h às 6h

Local: Do Cruzeiro de Murici ao acampamento Bota Velha

Outras informações: 82 99127-0293 (CPT, em Maceió) e 82 99025705 (Paróquia N. S. da Graça, em Murici).

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br