Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Os últimos números divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram a concentração de renda no Brasil. O novo levantamento apresentado pelo economista e presidente do Instituto, Márcio Pochmann, mostra que os 10% mais ricos concentram mais de 75% da riqueza do Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são as capitais que possuem a maior concentração de renda. São Paulo concentra mais de 70% destes 10% da riqueza.

De acordo com Pochmann, "mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros." Segundo ele, o “quadro é no mínimo absurdo”.

O economista afirma que os dados justificam uma reforma tributária que distribua de forma mais igual renda produzida no país. A proposta de reforma não seria muito diferente da que há muito tempo é discutida no Brasil. No caso, trataria de fazer com que os ricos pagassem mais impostos e que os menos ricos pagassem menos.

A pesquisa do Ipea também mostra o peso da carga tributária entre ricos e pobres. O pobres chegam a pagar quase 45% a mais em impostos.



Fonte: Radioagencia NP

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br