Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Por meio de um documento entregue ao Comitê de Cumprimento do Protocolo de Cartagena, seis Organizações Não-Governamentais (ONG\'s) brasileiras e entidades da sociedade civil denunciaram o governo brasileiro pelo descaso com a política nacional de biosegurança adotada no país. O documento foi entregue nesta terça-feira (13), durante a reunião do Comitê, na Alemanha. No documento, as ONG’s entre elas a Terra de Direitos, destacaram a ausência de estudos sobre o impacto do plantio de milho transgênico para o meio ambiente e a saúde da população.

O Protocolo de Cartagena é um acordo internacional firmado entre mais de 140 países. Com o acordo, as nações procuram proteger sua diversidade biológica de ações como o plantio de organismos geneticamente modificados – transgênicos. Para o advogado da Terra de Direitos, Darci Frigo, a expectativa é de que o “governo brasileiro reconsidere suas políticas internas de biosegurança, que hoje estão voltadas para as transnacionais que violam a soberania nacional”.

Como a denuncia é inédita, não existem procedimentos previstos para punir o governo. O advogado ainda aponta que “esta ação é um exemplo para as entidades de outros países e pode coroar o processo de luta das entidades brasileiras”.


Fonte: Radioagencia NP

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br