Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A revista semanal Carta Capital anuncia que o governo federal engavetou definitivamente a tentativa da Secretaria de Segurança Institucional da Presidência da República em criar uma lei antiterrorismo no Brasil como pretexto para enquadrar os movimento sociais na categoria de terroristas e, com isso, aumentar a já drástica ação do Estado contra as organizações populares.

Fonte: Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos 23/11/2007

No Brasil, ainda é crime, e tem sido punido com os rigores das leis retrógadas e elitistas, protestar contra as violações dos direitos humanos e pressionar para que esses direitos sejam respeitados. Marchas de sem-terras são proibidas pela justiça, lideranças indígenas e de movimentos são presas e processadas … só faltava enquadrar todo mundo como terrorista!

Stedile não é Bin Laden

por Leandro Fortes

Carta Capital

O governo federal abortou, discretamente, um projeto cujo objetivo era igualar João Pedro Stedile, principal dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Bin Laden, o mais famoso terrorista do mundo. Na semana passada, depois de dez meses de estudo, matou-se, ainda no nascedouro, um anteprojeto de tipificação do crime de terrorismo no Brasil.

No lugar dele, o ministro da Justiça, Tarso Genro, encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda ao projeto de lei sobre lavagem de dinheiro. Pretende, assim, criminalizar o financiamento a atos de terror dentro do País. Não parece, mas há nessa troca de palavras uma vitória silenciosa da democracia.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br