Movimentos Sociais debatem Agroecologia no II ENA
- Detalhes
- Categoria: Noticias
De 2 a 6 de junho, acontece no Recife, o II Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). O encontro vai ser realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco e espera um público de aproximadamente duas mil pessoas de todas as regiões do país. O ENA tem como objetivo principal buscar estratégias nacionais para o fortalecimento da agroecologia e para o enfrentamento do agronegócio, bem como a construção de políticas públicas que permitam a ampliação das experiências existentes. De modo geral, os participantes do ENA são produtores e produtoras rurais, movimentos sociais, organizações não governamentais, redes estaduais e regionais de agroecologia e pessoas interessadas no assunto. A proposta é que os espaços da programação sejam, principalmente, utilizados para a troca de experiências entre estes setores.
O I ENA aconteceu em 2002 no Rio de Janeiro e, desde então, a organização do evento acumula forças para este novo encontro. Na programação desde ano está prevista, dentre outras coisas, a Feira Nacional de Saberes e Sabores, um importante espaço de troca e de exposição da grande riqueza e diversidade da agroecologia brasileira. Na Feira serão vendidos e expostos produtos, artesanatos, sementes, frutas e plantas de diversas regiões do país, além de cartazes, fotos, livros, revistas, vídeos e outros materiais de divulgação e informação produzidos sobre agroecologia.
A programação do encontro está distribuída em quatro momentos. Nas manhãs acontecerão as grandes plenárias e debates. Durante as tardes, os intervalos para o almoço agroecológico serão de 4 horas, este tempo também será dedicado às manifestações culturais, testemunhos de vida e encontros na Feira de Sabores e Saberes. Ainda na programação da tarde estão previstas algumas oficinas temáticas e seminários, que seguirão a lógica da organização proponente. As noites estão reservadas para os encontros culturais e as confraternizações. Toda a programação pode ser vista na página eletrônica www.agroecologia.org.br ou no Boletim Especial, disponível para download.
No último dia do encontro, dia 06 de junho, acontecerá uma manifestação pública, que será marcada por uma caminhada no centro da cidade. A proposta da manifestação é denunciar à população urbana os problemas causados pelo modelo do agronegócio e apresentar a proposta da agroecologia como uma opção viável, que tem como objetivo central a construção de um mundo mais justo.
Preparação - Para facilitar a vida de quem pretende participar do II ENA, a organização do encontro lançou um Boletim Especial que contém a programação completa e detalhada, a explicação do que se pretende com cada espaços e a apresentação dos temas que serão tratados durante o encontro. Dentre as temáticas abordadas estão: biodiversidade, construção do conhecimento agroecológico, financiamento da agroecologia, relação com o mercado, segurança e a soberania alimentar, direitos territoriais e a discussão de gênero, que está inserida em todos os temas.