Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na manhã desta terça-feira, 16/08, segundo dia da 16ª Assembleia Regional da CPT NE 2, foi realizado debate sobre as Articulações e propostas dos movimentos e frentes na conjuntura atual. Contribuíram com o momento representantes da Frente Brasil Popular, Paulo Adissi, da Frente Povo Sem Medo, Jadel,  e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do estado da Paraíba.

 

Após análise acerca do contexto atual de Golpe no país, os/as participantes buscaram realizar uma autocrítica e refletir sobre a atuação dos movimentos e organizações sociais para os próximos períodos. Durante o debate, a constatação feita é de que “o que está em jogo é o direito à própria vida”, uma vez que se vê o desmantelamento de uma série de direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora. A construção de uma unidade em torno de um projeto popular para o país foi desatacada como a principal tarefa e desafio para o futuro.

Outra reflexão feita pelos participantes foi a da necessidade de superação das formas e estruturas de poder centralizado do Estado, que tem sido “um poder fora de nós e que nos dá a ordem”, como ressalta Vanúbia Martins, coordenadora Regional da CPT e integrante da equipe de Campina Grande. “Esse modelo de Estado da forma como se apresenta hoje responde aos nossos anseios de sociedade justa?”, eis o questionamento e o convite a reflexão feitos ao final do debate pelos/as participantes da 16ª Assembleia Regional da CPT NE 2.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br