CPT lança mais uma edição de Conflitos no Campo Brasil
- Detalhes
- Categoria: Noticias
No dia 20 de abril a Comissão Pastoral da Terra fez, em Pernambuco, o lançamento do livro Conflitos no Campo Brasil 2005. A publicação, que está na sua 21ª edição, faz anualmente uma análise dos conflitos e dos fatos que marcaram a luta pela terra, pela vida e a preservação do meio ambiente no Brasil. Ao abrir a solenidade de lançamento, o Padre Ermínio Canova, coordenador da regional nordeste 2 da CPT, lamentou a necessidade da publicação. “Infelizmente temos que lançar mais um livro”, desabafou. Além do Padre Ermínio participaram da mesa de lançamento no auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), os Procuradores do MPPE, Westei Conte e Edson Guerra, a superintendente do Incra Maria Oliveira, o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues e o coordenador da CPT PE, Plácido Júnior.
O debate da mesa foi produtivo e girou em torno do histórico de Pernambuco, que, de acordo com a publicação, lidera, desde de 1996, as ocupações de terra. A superintendente do Incra, Maria Oliveira, atacou a segurança do Estado de Pernambuco e fez críticas à violência praticada por policiais durante as desocupações. Oliveira também questionou a agilidade e as decisões da justiça, avaliando como inadmissível a cassação de imissões de posse concedidas. Como aconteceu no caso da Usina Estreliana, em Gameleira, que teve duas imissões suspensa em menos de seis meses. Ao finalizar, a representante do Incra, admitiu que não tem condições de cumprir com as metas de assentamentos deste ano. “Nós não temos condições de assentar as 5 mil famílias, complementou Maria Oliveira.
Publicação - Esta edição traz três destaques emblemáticos dos acontecimentos de 2005, o assassinato da Missionária Dorothy Stang, ocorrido no início do ano no Pará, a greve de fome de Dom Luiz Cappio, contra a transposição do São Francisco e o sacrifício de Francisco Anselmo de Barros, ambientalista que ateou fogo no corpo em defesa do Pantanal.
O livro é dividido em seis temáticas, Conflitos por terra, Conflitos por água, Conflitos trabalhistas, Conflitos em tempo de seca, Violência contra a pessoa e Manifestações. Também estão disponíveis na publicação notas e documentos publicados pela CPT durante todo o ano passado.
Cada um dos temas tratados pelo livro traz um artigo que faz a leitura geral dos temas e é complementado por tabelas que fazem as análises comparativas com os anos anteriores. Os artigos têm importantes colaboradores como Flavio Lazzarin, Ariovaldo Umbelino, Elder Andrade, Anderson Antônio Silva, Bernardo Fernandes, Roberto Malvezzi, Xavier Plassat, Maria Aparecida Moraes, Frei Sérgio Antônio Gorgen, Carlos Walter Gonçalves, João Pedro Stédile, e dois irmão da Missionário DorothySatang, David Stang e Emily S. Goldman.
A publicação da Comissão Pastoral da Terra tem 263 páginas, custa R$ 20,00 e pode ser encontrada nos escritórios da CPT nos estados.