O movimento popular denominado Gritos dos Excluídos, fez um protesto no término do desfile cívico de 7 de setembro, em pleno Centro da cidade dos Palmares-PE, no qual reivindicaram melhorias nos serviços públicos nas áreas de educação, saúde, emprego e habitação. Essa manifestação teve como principal objetivo a entrega imediata das moradias das pessoas que foram atingidas pelas enchentes de 2010 e 2011. Outra solicitação das entidades que participaram do Grito é para que sejam executadas as políticas públicas que beneficiam os cidadãos e trabalhadores rurais do município dos Palmares-PE, que há muito tempo lutam por seus direitos. Este ano, o Grio em Palmares contou com a organização da CPT, CICAF, PCB e Trabalhadores e trabalhadoras do Engenho Verde, que serão atingidos pela barragem de Serro Azul e também os atingidos pelas enchentes, entre outras organizações.
Leia a seguir artigo do integrante da Comissão Pastoral da Terra, Geovane Leão, sobre a manifestação:
DESPREPARO POLÍTICO E FALTA DE COMPROMISSO
A caminhada do Grito dos Excluídos, que aconteceu junto ao Desfile Civil na Cidade dos Palmares, foi palco de mais um desrespeito aos Direitos Humanos e Sociais, principalmente aos Trabalhadores e Trabalhadoras que estavam presentes na manifestação.
O Governo Municipal de Palmares, por parte do Seu Prefeito José Bartolomeu (Beto) e por parte de todos os Vereadores, fizeram questão de deixar claro para a sociedade palmarense que não se importam com o sofrimento da população urbana e muito menos a rural.
Quando a caminhada chegou cerca de cem metros do palanque foi bloqueada pelos guardas municipais, que disseram que o Grito dos Excluídos não poderia prejudicar o desfile e o brilho das escolas. A caminhada seguiu em frente mesmo com o cordão de isolamento dos guardas.
Chegando perto do palanque, os guardas não deixaram que o Grito dos Exluídos passare e foi ai que as
pessoas que estavam assistindo começaram a gritar: “deixa passar, deixa passar!!!!” e passou.
Mas o senhor prefeito e seus vereadores fizeram questão de sair do palanque, mostrando claramente que não se importam com as reivindicações e com o povo que sofre. Nenhum político ficou para pelos menos se solidarisar-se com o protesto, nem mesmo os dito oposição.
O povo palmarense está sozinho. Os políticos não se importam com a população nem do campo nem da cidade!!! VERGONHA! ONDE VAMOS PARAR? Próximo ano vem aí e eles vão bater em nossas
portas! ACORDEM, ACORDEM, ACORDEM!!
Por Geovane Leão, membro da Comissão Pastoral da Terra - Equipe da Mata Sul de PE
Imagens do Grito dos Excluídos em Palmares:
Assista ao video sobre o Grito dos Excluídos - Palmares
Fotos e texto inicial: PE Notícias