A realização de 31 assembleias sindicais neste domingo (18/09), na Zona da Mata, marca o encerramento da etapa de aprovação da pauta de reivindicações da 32ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras 2011/2012. Já na semana passada, 15 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais reuniram seus associados e associadas para aprovar os 100 itens constantes do documento. O próximo passo, a partir de segunda-feira, é a preparação do processo de negociação junto à classe patronal, que deve ser iniciado no dia 3 de outubro.
Na pauta, entre outras questões, estão reivindicações como o piso salarial de R$ 650, a alimentação digna no local de trabalho e a contrato trabalhista dos/as canavieiros/as por tempo indeterminado. Preocupações com o uso de agrotóxicos sem equipamentos adequados e com a ausência de infraestrutura para o socorro desses profissionais, no caso de acidente de trabalho, também são evidenciadas no documento.
Hoje, em Pernambuco, cerca de 100 mil canavieiros e canavieiras atuam durante a safra da cana, em 22 usinas.
Os itens da pauta foram elaborados durante o 18º Congresso dos Canavieiros e Canavieiras, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), por meio da sua Diretoria de Política Salarial, nos dias 27 e 28/08, em Carpina/PE. Do evento, participaram 331 delegados e delegadas sindicais da Zona da Mata, de 44 sindicatos, sendo 21 da Mata Norte e 23 da Mata Sul.
SERVIÇO: