Neste dia 22 de junho, a Comissão Pastoral da Terra celebra 36 anos a serviço dos camponeses e camponesas de todo o país. A CPT nasceu em junho de 1975, na cidade de Goiania (GO) para contribuir na luta e reorganização dos camponeses e camponesas, trabalhadores e trabalhadoras rurais em um dos períodos mais dramáticos da história brasileira: a ditadura militar.
Hoje, organizada em todos os estados brasileiros, a CPT reafirma o compromisso de fidelidade aos povos da terra e ao Deus dos pobres. Para marcar os 36 anos da CPT, as equipes da Pastoral da Terra em todo o país realizarão celebrações e atividades de formação que que marcarão a data 22 de junho como o dia nacional de formação da CPT em 2011. As atividades e reflexões deste dia terão como objetivo resgatar a memória de diversas lutas camponesas no país.
No Nordeste, celebração vai relembrar histórias emblemáticas de lutas camponesas As equipes de CPT presentes nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte - CPT NE II - se dedicarão as reflexões das lutas camponesas mais emblemáticas que marcaram a região (veja a baixo) , fazendo uma análise histórica para reinterpretá-las à luz dos desafios da atualidade. Após esse momento, materiais com informações sobre as histórias de cada luta, além das reflexões da CPT, serão divulgados como forma de fortalecer a memória das lutas camponesas e como contribuição às reflexões sobre os desafios atuais do campesinato na região Nordeste e no Brasil.
Equipe Mossoró (RN): “As lutas indígenas e camponesas na Chapada de Apodí: ontem e hoje”
Equipe João Pessoa (PB): “De Alagamar a Tambauzinho: as lutas camponesas e a Igreja de João Pessoa”
Equipe Guarabira (PB): “As “margaridas”: lutas das mulheres camponesas do Brejo da Paraíba” Equipe
Campina Grande (PB): “Reforma Agrária e Agroecologia em Campina Grande: lutas e práticas da CPT e do Pólo Sindical da Borborema”
Equipe Cajazeiras (PB): “A luta pela terra e pela água: Reforma Agrária nas margens dos Reservatórios do Sertão e na Várzea de Souza”
Equipe Mata Sul (PE): “Luta contra o latifúndio e por condições humanas de vida: atuação do PCB e do STRs em Palmares”
Equipe Garanhuns (PE): “A luta por terra, território e cultura nos Quilombos do Agreste Meridional de Pernambuco”
Equipe Pajeú (PE): “As lutas históricas dos Posseiros, do Movimento Sindical e da CPT no Pajeú de Pernambuco”
Equipe Maceió (AL): “A luta pela Terra e o enfrentamento dos Camponeses com os Usineiros e Políticos de Alagoas: a Cabanagem de ontem e de hoje”
Equipe Litoral (PE): “ACR (Animação dos Cristãos no Meio Rural) e Encontros de Irmãos: a militância cristã na luta pela terra na Mata Norte de Pernambuco”
Para acompanhar as sínteses das lutas, frutos das reflexões realizadas na região Nordeste, acesse: www.cptpe.org.br
Setor de comunicação da CPT NE II