Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"O documento Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica indica os impactos do desmatamento no período de 2005 a 2008. Segundo o Atlas, no período foram perdidos mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica no país. A área é equivalente a dois terços do tamanho da cidade de São Paulo. A média de devastação do Brasil é de 35 mil hectares por ano. Os estados com maiores índices de desmatamento são Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia. Em Santa Catarina, os principais motivos de perda da Mata Atlântica são a sua substituição pelas florestas de Pinus e a exploração das áreas para a pecuária.

Um dos fatores que agravam o avanço da devastação na Mata Atlântica é a proximidade de cidades e metrópoles brasileiras. Isto facilita a fragmentação da mata, prejudicando as espécies animais e vegetais.

O Atlas, produzido desde 1990, é realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em documento, a Fundação chama a atenção para a necessidade de projetos de conscientização, além de ações do poder público, com o objetivo de preservar a Mata Atlântica.

Fonte: Radioagencia NP 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br