Folha de Pernambuco
Últimas notícias
02 de janeiro de 09
O Silia substituirá o antigo Sistema de Controle de Processos (SCP) que, entre outros benefícios, vai possibilitar a redução do passivo ambiental da Agência. O antigo sistema permitia que o interessado solicitasse a licença para justificar operações bancárias, por exemplo, e não a resgatasse. Assim, a taxa referente ao documento deixava de ser paga. Com o Silia, esta prática não será mais possível.
O novo sistema também utilizará recursos de mapeamento georreferenciado. Existe, ainda, uma integração com a dívida ativa do Estado, o que vai permitir um melhor controle administrativo do erário público (arrecadação). Outra vantagem do Silia será o acompanhamento das fiscalizações, que devem ser intensificadas já a partir de janeiro, com a chegada de parte dos novos contratados da CPRH para reforçar o quadro funcional da Agência.
Já o controle de acompanhamento das denúncias foi aprimorado, permitindo, assim, integração com a Ouvidoria da CPRH. O Silia também irá disponibilizar indicadores de avaliação e desempenho, a exemplo do tempo médio de emissão de licenças e acompanhamento da produtividade dos analistas ambientais. Neste último caso, atendendo às recomendações que o Tribunal de Contas vem fazendo junto à CPRH, através de monitoramento, com o objetivo de melhorar a finalidade básica do órgão, que é o atendimento ao público, uma das cláusulas que constam no seu contrato de gestão.