Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, cerca de 100 jovens das comunidades rurais do sertão de Pernambuco estarão em marcha pela Educação Popular no estado. A concentração será às 16h, no assentamento Dom Francisco, localizado no distrito de Jabitacá, município de Iguaraci. Os jovens seguirão em marcha às margens da PE 275 por aproximadamente 7km, até chegar no povoado do distrito.

 

A atividade é organizada pelos próprios jovens das comunidades rurais do município, com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Pastoral da Juventude Rural (PJR). De acordo com Sandreildo dos Santos, agente pastoral da CPT, as principais reivindicações dos jovens dizem respeito à: ampliação das cotas para as universidades públicas; educação no campo e para o campo; créditos de incentivo à produção para juventude camponesa; aceso a cultura, esporte e lazer; criação da secretária de juventude do município de Iguaraci/PE; cobrança de ações imediatas para as comunidades que sofrem com os efeitos da estiagem.

 

“Esta marcha foi construída a partir de um encontro do Levante Popular da Juventude, que aconteceu em Juazeiro da Bahia nos dias 15 a 18 de novembro. Um grupo de jovens de diferentes comunidades dos municípios de Sertania e Iguaraci participaram deste encontro”, informou Sandreildo. “A juventude camponesa sabe que o acesso aos direitos passa também pela educação e por isso decidem se unir e lutar, mostrar que no campo tem juventude que ousa lutar. Convidamos também os jovens que estão nas áreas urbanas do sertão para fazer parte desta luta também”, complementou.

 

 

Serviço:

O que: Marcha pela Educação popular

Quando: Quarta-feira, dia 28, a partir das 16h

Onde:

Concentração no Assentamento Dom Francisco, localizado no distrito de Jabitacá até o povoado do distrito, seguindo às margens da PE 275

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra - Equipe do Pajeú

José Sandreildo dos Santos

Fone: (87) 9142.1055/9995.4469

 

Grupo de Jovens

Ana Paula Farias

Fone: (87) 9914.4871/8821.5604

 

Juventude Quilombola de Varzinha

Maria da conceição

Fone: (87) 9914.9556

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br