Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nessa quarta-feira, 18, o grupo de mulheres Unidas pela Fé, do assentamento Terra de Esperança, situado no município de Governador Dix-Sept Rosado, no Rio Grande do Norte, recebeu a visita de mais de sessenta pessoas participantes do intercâmbio promovido pela PROCASUR, organização internacional de apoio a populações rurais. O objetivo da visita foi conhecer a história do assentamento formado por 113 famílias e destacar a luta das mulheres pela terra e sua participação na produção agroecológica, a qual vem contribuindo para garantir segurança e soberania alimentar à comunidade. Na ocasião, também foram discutidos temas relacionados à igualdade de gênero no campo. 


Setor de comunicação da CPT NE2

Uma das agricultoras do assentamento, Maria Rita Borges, conhecida como Nitinha, compartilhou sua experiência e ressaltou a importância da mulher na agroecologia. Ela enfatizou que, por meio do seu quintal produtivo, consegue obter renda e retorno para melhorar cada vez mais as práticas agroecológicas. Nitinha também destacou o papel de organizações como a CPT e o Centro Feminista 8 de Março, que ajudaram a fortalecer a autonomia das mulheres de sua comunidade.

Na ocasião, os/as participantes puderam conhecer de perto o quintal produtivo da camponesa. Plantas medicinais e nativas, frutíferas, sistema de bioágua, minhocário, plantas forrageiras, horta, criação de ovelhas, galinhas e abelhas, entre outras iniciativas feitas de modo agroecológico foram apresentadas por Nitinha durante a visita. "Para mim, a mulher camponesa e a agroecologia são uma só", destacou.

As práticas agroecológicas conduzidas por mulheres como Nitinha estão contribuindo para trazer mais fartura e saúde às famílias de Terra de Esperança. O grupo de mulheres de que faz parte, Unidas pela fé, é formado por 45 agricultoras e existe desde o início da ocupação das famílias, em 1996. Após um longo processo de luta pela terra que durou dez anos, as famílias conquistaram o direito à Reforma Agrária em 2006. De lá pra cá, as mulheres têm se dedicado à produção de alimentos agroecológicos e às práticas de convivência com o semiárido. 

Para Hilberlândia Andrade, agente pastoral da CPT, a visita foi uma oportunidade importante “para que as mulheres de Terra de Esperança pudessem mostrar o que construíram ao longo dos anos, seu papel na luta pela conquista da terra e na produção agroecológica. Elas demonstram ser protagonistas da história, conquistando direitos a partir de sua organização e fortalecendo sua autonomia a partir da participação no grupo de mulheres. Contar essa história para pessoas de outros países faz com quem as mulheres se sintam mais valorizadas e reconhecidas”, destaca. 

A visita na comunidade Terra de Esperança fez parte do Intercâmbio "Rota de Aprendizagem: Enfoques de gênero transformadores para a segurança alimentar, nutricional e a agricultura sustentável". O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, em assentamentos e comunidades apoiados pelo Centro Feminista 8 de Março e Comissão Pastoral da Terra.

A PROCASUR é uma organização que implementa e apoia projetos de desenvolvimento nas áreas da Juventude Rural, Alterações Climáticas, Deficiência, Agricultura Familiar, Acesso à Terra e Recursos Naturais, entre outras. O evento contou com a participação de mais de 13 países, incluindo Equador, Argentina, Peru, Colômbia, México, entre outros.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br