Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

  
Mulheres camponesas da comunidade Padre Tiago, em Moreno (PE), estão ampliando a sua organização e suas estratégias para garantir mais renda e autonomia! Isso tem acontecido por meio de algumas atividades como oficinas de beneficiamento de alimentos que são fartos na comunidade. No último dia 10, um grupo de mulheres da comunidade participou de uma oficina de produção de geleias artesanais organizada com o apoio da CPT.

Setor de comunicação da CPT NE2


A formação teve como foco o beneficiamento da acerola e aconteceu durante todo o dia. Durante a oficina, as mulheres realizaram todo o processo de produção: desde a colheita das frutas, passando pela higienização, preparo da geleia e esterilização dos vidros, além da finalização do produto. Enquanto cozinhavam e faziam todo o preparo das geleias, o grupo debateu a importância do beneficiamento como estratégia para fortalecer a organização comunitária, a agricultura camponesa e gerar renda para as mulheres a partir da valorização das frutas da estação.

"Foi muito gratificante e aprendemos algo que não sabíamos. É importante continuar esse apoio e essa formação porque nos ajuda a termos mais renda", afirmou Edilene Lopes, camponesa da comunidade. Jucilene Maria, também agricultora da comunidade Padre Tiago, reforçou: "Foi ótima. Aprendemos com as coisas que temos aqui na terra, em abundância. Ficamos animadas para produzir geleias e vender quando houver visitação de grupos na comunidade, com o turismo rural que sempre tem por aqui. Esperamos que outras oficinas como essa aconteçam, porque só vêm para somar". Espaços como esse só reforçam o protagonismo e autonomia das mulheres camponesas, além de colocar no centro do debate a soberania alimentar e Reforma Agrária.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br