Na última sexta-feira, 6, foi realizado o I Seminário da Educação do Campo do município de Iguaracy, no Sertão de Pernambuco. O evento, realizado na Escola Municipal Professora Judite Bezerra da Silva, reuniu mais de 100 participantes, entre educadores, educadoras, cursistas do programa Escola da Terra do IFPE e representantes de organizações e movimentos sociais.
Setor de comunicação da CPT NE2 com informações da CPT Equipe Pajeú/PE
O dia começou com um café da manhã, seguido por uma acolhida conduzida por Denis Venceslau, agente pastoral da CPT e coordenador local do Escola da Terra. A mesa de abertura do seminário contou com as participações do professor André Gonçalves, do IFPE, e da diretora anfitriã, professora Janice, que enfatizaram a importância da integração entre educação e cultura no contexto vivenciado pelos povos do campo.
O seminário foi marcado pela troca de saberes sobre as experiências da educação do campo, além de apresentações culturais que celebraram a cultura e tradição do povo do Sertão e do Pajeú, com apresentações de dança do grupo Filhos do Sol e poesias de Severino José. Também foram realizadas oficinas sobre diversos temas, como agroecologia, educação do campo, questões políticas e inovação, onde os(as) participantes aprofundaram o debate sobre as iniciativas realizadas em cada uma dessas áreas.
À tarde, uma mesa de debate formada por representantes da Fetape e por Clarice Santos, da Universidade de Brasília e do Incra, trouxe à tona a histórica luta dos povos do campo e dos movimentos sociais na defesa da educação do campo.
O Seminário foi encerrado com uma celebração que reforçou a importância da educação do campo. Bandeira de luta de organizações e movimentos sociais rurais, especialmente a partir da década de 1990, a educação do campo garante que camponeses e camponesas tenham acesso a uma formação que respeite seus saberes, realidades e culturas. Isso contrasta com o que muitas vezes se observa em escolas urbanas, que frequentemente deslegitimam a identidade e os saberes tradicionais dos povos da terra, das águas e das florestas.