A Comissão de Cidadania e a Comissão de Agricultura da ALEPE realizam nesta segunda-feira, 9, Audiência Pública sobre os conflitos agrários na Zona da Mata de Pernambuco. A audiência dará ênfase aos casos ocorridos especialmente em Jaqueira, que, segundo dados da CPT, é o sétimo município mais conflituoso do Brasil nos últimos dez anos.
Desde 2015, a CPT tem apoiado diversas comunidades agricultoras posseiras do local na luta pelo reconhecimento do direito à terra. No entanto, foi a partir de 2017 que o conflito se intensificou com a chegada de empresas do setor pecuário, resultando em invasões de terras, ameaças, destruições de lavouras e perseguições às famílias agricultoras que vivem na localidade há várias décadas.
De lá pra cá, vários protestos, mobilizações e audiências públicas foram realizados para denunciar a gravidade da situação. Estima-se que o conflito afete mais de 1.500 famílias posseiras distribuídas em diversas comunidades, e mais de 15 pessoas já foram ameaçadas de morte no local. Recentemente, um novo episódio de violência ocorreu na região, desta vez na comunidade de Barro Branco, onde, no mês de setembro, cerca de 50 seguranças armados da empresa Agropecuária Mata Sul S/A e do empresário Guilherme Maranhão provocaram pavor ao disparar tiros que feriram agricultores, lideranças do movimento Liga dos Camponeses Pobres e estudantes que apoiam a causa.
🗓️ 9 de dezembro
📍 Área Externa da Prefeitura de Jaqueira
Av. Francisco Pellegrino, 162 - Centro
🕒 13h